Veja também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Uma secretária de futuro

No meu curso de secretariado estamos na onde de fazer um calhamaço de trabalhos. Um deles é sobre como organizar o guarda-roupa e, entre uma pesquisa e outra, uma colega me mandou um link de um texto super bacana. Abstraiam a parte da secretária e do mundo corporativo, ok!

Uma secretária de futuro

Conforme agendado no último texto, escrevo agora sobre a wanna be profissional que trabalha como secretária no escritório de advocacia que visitei outro dia.

Primeiro deixa eu apresentar a contextura dos fatos. Semana passada tínhamos temperaturas de um dígito e nos deleitávamos em peles e casacões. Esta semana, estamos vivendo tardes de 30ºC, naquilo que uma amiga chama e calor senegalez.

Geralmente a primeira mudança de temperatura na estação causa nas pessoas uma euforia semelhante a dos druídas na festa dos solstícios. Assim, quando a temperatura cai de 30º para 21º, vemos pessoas de luvas e cachecóis em pleno março. Da mesma forma, ao menor sinal de que o inverno está perdendo sua força a cidade é invadida por alcinhas, bermudas e pessoas suadas em parques (será por isso que elas vão à academia o ano todo?).

Então lá estava eu no dito escritório, contemplando meu próprio talento para composição de interiores quando sou surpreendido pela oferta de um café por ninguém menos que um umbigo.

Explico, eu estava sentado, e na linha dos meus olhos estava um umbigo emoldurado por babadinhos de um tecido de algodão bordado com flores minúsculas.

Enquanto pronuciava um protocolar “não obrigado” pude analisar o entorno do umbigo. Um belo entorno devo dizer, como em geral são belos os entornos em seus 20 aninhos: um belo corpo mignon, cabelos loiros, repicados na altura dos ombros, e um par de óculos que a marília Gabriela usaria. A menina estava usando uma blusinha branca tipo corpete, com alças finas amarradas em laçarotes sobre os ombros e uma calça preta tipo corsário com a cintura numa linha que deve ter exigido uma depilação específica. Quando ela se virou para sair ainda fui brindado com uma bela fatia de calcinha de lycra bege saindo pelo cós da calça. Meu colega, acho eu que um pouco ruborizado, me lança um sorriso cumplice e me diz: é minha nova estagiária. É, o escritório vai indo muito bem.

Conversamos mais de uma hora sobre assuntos variados, trocamos idéias sobre a crise política e a criação da Super-Receita. Quando começo a medespedir ele confessa que a namorada lhe “pediu” qu eme chamasse para conversar com as estagiárias do escritório sobre o ”poder dos esteriótipos”. Agendamos.

Mas aqui já posso adiantar as diretrizes básicas de meu próprio manual VENCENDO NO MUNDO CORPORATIVO SEM USAR O CORPO – A IMAGEM DA PROFISSIONAL QUE SÓ SEGURA O TCHAM SE QUISER

1) REGRA UNIVERSAL - Salvo se você trabalhar no ramo do entretenimento dançante, duas coisas são proibidas em qualquer ambiente de trabalho: COXAS E UMBIGO. Não tem negociação, não adianta disfarçar com uma transparência, nem com uma fenda. Não pode mostrar nem delinear. Se a blusa marcar a cavidade do umbigo, ela é muito justa para o ambiente profissional. Se a calça ou saia agarrar nas coxas, é inadequada. Aqui vale outro teste, se o decote estiver mais próximo do umbigo que do queixo, também não vai dar certo;

2) REGRA DOS “ÓRIOS” – Ou seja, se você trabalha em escritórios ou consultórios (ou em qualquer outro ambiente tão formal quanto), são proibidos: OMBROS E DEDOS DOS PÉS. Esqueça coisas como regata, frente-única, tomara-que-caia, blusas de um ombro só. Também esqueça sandálias decotadas e tamancos, pouco importa se você usa com ou sem meias. O máximo admissível são os sapatos do tipo peep toe, aqueles com o bico recortado, e mesmo assim que mostrem apenas os dedos polegar e indicador;
Confiem, parece exagero, mas a difereça é impressionante.


3) REGRA DOS 10% - Salvo sua roupa íntima, mantenha longe do trabalho todo e qualque tecido que tenha mais de 10% de elastano, lycra, ou afins, em sua composição. Ou em outras palavras, não use nada que tenha no corpo uma forma maior da que tem quando está na gaveta. Exceção única: se você trabalhar, como professora, em uma academia de ginástica;

4) REGRA DE OURO – Bom senso. Ou para os não iniciados a máxima que meu pai usava quando eu era criança: se você ficar em dúvida, é porque não deve.

É claro que todas as regras existem para serem quebradas e excepcionadas. Mas isso requer um domínio superior das técnicas e conceitos da comunicação visual, ou então a orientação de alguém que tenha esse conhecimento. Dentro dessas regras é posível expressar livremente seu gosto e personalidade, mas com uma margem de segurança confiável.

Evidente que também estou trabalhando no manual masculino para o sucesso corporativo, mas fica para um próximo texto, a combinar.

Ah, e depois do trabalho? Bom, daí as regras do jogo são outras e esse também é assunto pra outro texto.

http://comqueroupa.blogspot.com/2005/08/uma-secretria-de-futuro_04.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário