Veja também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

É «NATURAL» QUE O CASAMENTO FRACASSE?




por Padre Cormac Burke

O casamento é, obviamente, uma das tendências mais naturais da natureza humana. Ora, se é assim, parece difícil imaginar que, em circunstâncias normais, seja natural que o casamento fracasse. Se tantos casamentos fracassam hoje em dia, talvez seja porque as circunstâncias que cercam o matrimônio já não são normais. Ao invés de o casamento estar fracassando para o homem, não será o homem que vem fracassando em relação ao casamento? Não será que o erro, ao invés de residir no casamento, reside no homem moderno, e mais especialmente no modo como ele encara o casamento? Inclino-me a pensar que sim, porque me parece que há pelo menos três pontos principais em que o homem encara mal o casamento:

a) o homem moderno tende a "deificar" o amor humano, esperando dele o que – como qualquer cristão sabe – só Deus pode dar;

b) tende também a inverter a ordem de prioridades quanto aos fins do casamento, ou seja, pensa que o casamento existe em primeiro lugar para exprimir o amor e desfrutar dele, e só em segundo lugar (quando muito) para ter filhos.

c) tende ainda a encontrar oposição entre esses dois fins, em lugar de vê-los como complementares.

Examinemos cada um destes pontos mais de perto.

Continue lendo este artigo: http://www.teologiadocorpo.com.br/Home/artigos/casamentofracassar

Nenhum comentário:

Postar um comentário