A imagem de Madri, capital espanhola, foi reforçada após a realização
da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em agosto passado. Por isso, o
prefeito dessa cidade, Alberto Ruíz Gallardón, concedeu à JMJ o Prêmio
Turismo de Madri pela contribuição no desenvolvimento internacional
dessa cidade. O prêmio foi entregue ao Arcebispo de Madri, Cardeal
Antonio María Rouco Varela.
“A cidade ficou mais conhecida no mundo inteiro e mostrou seu caráter
de acolhimento aberto, alegre e generoso a quem vem de fora” – frisou o
prefeito, manifestando sua gratidão por Madri ter sido escolhida para
sediar esse evento espiritual inesquecível.
O Cardeal Varela recebeu o prêmio em nome da comissão organizadora
local da JMJ e agradeceu a Prefeitura de Madri por reconhecer a
importância desse evento eclesial juvenil. O purpurado destacou que o
acolhimento dos madrilenos mostrou o lado humano de Madri e foi
fundamental para o sucesso da JMJ.
Madrid obtem ganho de mais de 215 milhões de dólares com JMJ
A capital espanhola foi a mais beneficiada depois da celebração da
Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011, que obteve um benefício
econômico de mais de 200 milhões de dólares. A Confederação de
Empresários de Madrid estimou o benefício econômico obtido depois da
visita do Papa Bento XVI a Madrid em 216 milhões de dólares (160 milhões
de euros). Por sua parte, a Comunidade de Madrid estimou que a JMJ
gerou um incremento de 199 milhões de dólares (148 milhões de euros) no
Produto Interno Bruto da região.
Crescimento em todos os níveis
Depois da JMJ a cidade de Madrid experimentou um crescimento
histórico das visitas de estrangeiros de 42% em relação ao mesmo dado de
agosto de 2010, conforme a Pesquisa de Movimentos Turísticos em
Fronteiras, do Ministério de Indústria Comércio e Turismo.
A Confederação de Comércio de Madrid assegurou que este fato permitiu dar uma imagem de Madrid como cidade “acolhedora e capaz de fazer grandes eventos”.
A valoração que os peregrinos realizaram da capital espanhola é muito
positiva. Em uma pesquisa realizada pelo GAD3 revela que o índice de
satisfação sobre a cidade é altíssimo. 80,3% de pesquisados assinalou
que gostaram “muito” ou “bastante” das ruas e monumentos de Madrid.
75,8% deles manifestou que recomendará outras pessoas a viajarem à
Espanha e 47,6% de pesquisados assegurou que este evento, ademais,
melhorou a imagem que tinham do país.
A JMJ Madrid 2011 também se destacou pelo impacto midiático
alcançado. A televisão foi o meio preferido para segui-la com mais de 12
milhões de pessoas que viram os especiais das cadeias espanholas só
entre a quinta-feira e o domingo 21 de agosto, último dia da Jornada. Do
mesmo modo, em quase uma semana perto de 5 mil jornalistas creditados
para a ocasião divulgaram os eventos da JMJ.
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