Veja também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 14 de junho de 2011

Biografia dos Santos: Santo Isidro dos Trabalhadores

Nos últimos meses não tenho publicado nenhum post sobre a série, Biografia dos Santos. Como a Jornada Mundial da Juventude esta chegando e quero retomar a série, hoje vou transcrever sobre Santo Isidro, que é um dos patronos da Jornada!

Santo Isidro, um lavrador que descobriu a Deus no seu trabalho

Patrono dos agricultores e dos engenheiros agrónomos

2_Colegiata_de_San_Isidro_Madrid_donde_estn_los_restos_del_santo_300
Colegiata de San Isidro (Madrid) onde estão os restos do santo
Madrid, 13 de Maio de 2011.- O Patrono dos agricultores e dos engenheiros agrónomos de todo o mundo nasceu em Madrid em 1082. Pertencente a uma família humilde que se mudou para Torrelaguna, um concelho a norte da região, perante a eminente invasão árabe. Ali se casa com uma simples camponesa que será santa Maria da Cabeça. Dez anos depois regressa à sua terra natal onde trabalhará ao serviço do nobre Juan Vargas.
Santo Isidro conseguiu unir a sua vida de trabalho e a sua vida de oração. A sua virtude está em conciliar a oração, caridade e trabalho honrado. Levanta-se cedo para fazer um momento de oração e nunca começa o trabalho sem ter assistido à Santa Missa. Por isso, os seus companheiros, invejosos, acusaram-no ao patrão de que se ausentava e abandonava o seu trabalho. O patrão deu-se conta de que era verdade o que diziam, mas descobriu que na hora que Isidro faltava, um anjo fazia o trabalho por ele.

Santo Isidro Lavrador destacou-se também pela sua ajuda aos mais necessitados, e pela sua entrega a eles. O seu escasso ordenado como trabalhador era dividido em três partes: uma para o templo, outra para os pobres e outra para a sua família (ele, a sua esposa e o seu filho). Em certa ocasião fez brotar uma fonte de água de uma pedra com uma pá.


Os seus milagres em vida e morte
3
Procissão do Santo Isidro em Madrid
Os seus milagres foram mais de quatrocentos durante a sua vida e depois da morte, como na ocasião em fez brotar água de uma rocha para dar de beber a um sequioso. Mas, o mais conhecido é o que se deu quando o seu filho caiu acidentalmente ao poço de sua casa, e inexplicavelmente a água do poço começou a subir até trazer o seu filho ao cimo do poço são e salvo. Este e outros milagres fizeram com que, na altura em que morreu, com 90 anos, era já considerado santo pelas pessoas.
Depois da sua morte muitos pediam a sua intercessão e obtiveram dele os favores. O rei de Espanha, Filipe III, estava muito doente, a ponte de morrer. Quando tiraram os restos incorruptos de Santo Isidro, do cemitério onde tinha sido enterrado, passou-lhe a febre, e quando o corpo chegou até ele o rei ficou curado completamente, o que o levou a interceder para que fosse canonizado.

4Procesin_San_Isidro_en_Lima_Per
Procissão de Santo Isidro de Lima (Perú)
Diz-se também que apareceu a Alfonso de Castilha, ao qual mostrou um caminho escondido que surpreendeu os mouros e o fez ganhar a batalha de Navas de Tolosa em 1212. Por estes e muitos mais milagres foi canonizado em 1622 junto com Santa Teresa e São Francisco Xavier entre outros santos.
Santo Isidro, juntamente com a Virgem de la Almudena, é patrono de Madrid. Actualmente está enterrado na madrilena Colegiata de San Isidro, que durante muitos anos foi a Catedral de Madrid. A sua festa celebra-se a 15 de Maio.



Fonte: site oficial da JMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário