Veja também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Arcebispo de Aparecida dom Damasceno é nomeado cardeal pelo papa

por Yahoo!Notícias

Arcebispo Raymundo Damasceno Assis de Aparecida
CIDADE DO VATICANO (Reuters) - O arcebispo de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis, foi nomeado cardeal nesta quarta-feira pelo papa Bento 16 ao lado de outros 23 indicados.
Dom Damasceno, de 73 anos e que também é presidente do Conselho Episcopal Latinoamericano, é um dos 20 novos cardeais com menos de 80 anos, que têm direito a voto numa eventual nova eleição papal.
Nascido em Capela Nova (MG), ele foi secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil entre 1995 e 2003, e desde março de 2004 é Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida.
O novo cardeal, que está atualmente em Roma, vai voltar ao país em novembro e seguirá como arcebispo de Aparecida, de acordo com a arquidiocese local.
Além do brasileiro, os 20 novos "cardeais eleitores" vêm de Itália, Polônia, Egito, Estados Unidos, Alemanha, Zâmbia, Equador, República Democrática do Congo e Sri Lanka.
Onze dos novos eleitores são europeus, sendo oito italianos, dando ao Velho Continente a maioria em um eventual conclave para a eleição de um novo papa.
Bento 16, que é alemão, já nomeou cerca de 50 dos 120 eleitores que podem escolher seu sucessor, aumentando a possibilidade de que o próximo pontífice seja um conservador, como ele próprio. Mais de 60 dos eleitores são europeus.
Muitas das nomeações eram esperadas, incluindo as de dom Raymundo Damasceno Assis, do arcebispo de Washington, Donald Wuerl, e do arcebispo de Varsóvia, Kazimierz Nycz.
Várias das nomeações de Bento 16 foram feitas para chefiar departamentos do Vaticano. Entre elas, está a do arcebispo norte-americano Raymond Burke, que chefia um importante tribunal do Vaticano, e de Kurt Koch, o suíço que comanda o departamento do Vaticano responsável pelas relações com outras religiões cristãs e com o judaísmo.
Acredita-se que a maioria dos novos nomeados seja de conservadores, aumentando a possibilidade de que o próximo papa tenha visões parecidas com as de Bento 16 sobre importantes temas da igreja, como o controle de natalidade, o sacerdócio de mulheres e o casamento de padres, todas propostas que ele rejeita.
Cada vez que o papa nomeia novos cardeais -- o seu grupo de elite de assessores no Vaticano e no resto do mundo --, o pontífice dá a eles a chance de guiar o futuro da Igreja, escolhendo homens que o ajudarão a formular políticas e tomar importantes decisões.
O papa fez o anúncio no final de sua audiência geral semanal na Praça São Pedro. Foi apenas a terceira vez desde sua eleição que o papa nomeou novos cardeais.
Bento 16 disse que sua escolha reflete "a universalidade da Igreja". A cerimônia para empossá-los formalmente, conhecida como consistório, será realizada em 20 de novembro, disse o pontífice.
O número de cardeais eleitores é limitado a 120, mas não há limite para o total do Colégio de Cardeais, que chegará a 203 depois que os novos cardeais receberem seus chapéus vermelhos no próximo mês.
Enquanto papas anteriores aumentaram o número de cardeais eleitores nos países em desenvolvimento, Bento 16 nomeou muitos europeus desde a sua eleição. Isso aumenta a possibilidade de o próximo papa ser europeu. O segundo maior bloco de votos é da América Latina, que tem mais de 20 cardeais.

Um comentário:

  1. "Se algum padre ou algum bispo pretende ser prudente e guardar o silêncio, eu não guardarei, porque não quero entrar para história como os bispos que covardemente não levantaram a voz quando Hitler começou a governar a Alemanha em 1933." (Pe. Paulo Ricardo, sobre o PNDH-3)

    "Porque se a gente se calar, as pedras vão falar. E vai ser ... uma vergonha muito grande se as pedras falarem porque os cristãos não se pronunciam." (Padre José Augusto, sobre o PT na Canção Nova)

    "Não podemos nos calar!" (Dom Aldo Pagotto, sobre a Cultura de Morte no governo)

    Muitos padres e pastores ergueram corajosamente sua voz para denunciar a Cultura de Morte do governo. Vamos também nós fazer o que estiver ao nosso alcance!

    O site >>> www ponto ABORTOnaoPTnao ponto com <<< é uma FERRAMENTA que nos ajuda a deixar descoberta a Verdade sobre como o atual governo está tentando implantar a Cultura de Morte no Brasil. O site tem um histórico de notícias, é simples de acessar e fácil de divulgar!

    Ajude a divulgar escrevendo uma postagem no seu blog e enviando e-mails para seus amigos! Mostrar a Verdade sobre o que o atual governo está fazendo em relação ao aborto é um ato de Amor com os brasileiros e patriotismo.

    Alguns "fatos", não "boatos", a serem conferidos no site:

    * UM DIA DEPOIS do primeiro turno, Ministério da Saúde continua projeto: "Estudo e Pesquisa - DESPENALIZAR o Aborto no Brasil"
    * Como pré-candidata, Dilma ALTERA radicalmente discurso sobre aborto e fé
    * Dilma diz que é um absurdo que não haja a DESCRIMINALIZAÇÃO do aborto no Brasil
    * Dilma defende "atendimento PÚBLICO para quem estiver em condições de fazer o aborto ou querendo fazer o aborto"
    * Igreja chama Lula de "novo Herodes" devido a DECRETO pela legalização do aborto
    * Ministério da Saúde financia filme pró-aborto
    * PT PUNE deputados por serem contra o aborto

    "Aquele que conhece a Verdade e não a proclama é um covarde miserável e não um cristão." - São Pio V

    ResponderExcluir