Veja também!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Qualidade da JMJ dependerá da preparação espiritual, indica Papa



Bento XVI pediu aos jovens que se preparem intensamente em suas comunidades para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) durante os meses que faltam para o encontro de Madri.

Em sua mensagem para a XXVI Jornada Mundial da Juventude, divulgada nesta sexta-feira (3 de setembro), o pontífice lhes recorda que “a qualidade de nosso encontro dependerá sobretudo da preparação espiritual, da oração, da escuta em comum da Palavra de Deus e do apoio recíproco”.

- “Ao longo deste ano, preparem-se intensamente para o encontro de Madri, com seus bispos, sacerdotes e responsáveis pela pastoral juvenil nas dioceses, nas comunidades e movimentos”, pede.

Em sua mensagem, Bento XVI reitera aos jovens, a quem se dirige como “amigos”, o convite a participar da JMJ (Madri, 16 a 21 de agosto de 2011) e lhes assegura sua “lembrança paternal na oração”.

- “Com profunda alegria, eu espero cada um de vocês pessoalmente”, diz, referindo-se ao encontro como a “este evento tão importante para a Igreja na Europa e para a Igreja universal”.

O Papa anima os jovens a buscar “o apoio da comunidade cristã, o apoio da Igreja” em seu seguimento de Cristo, sem desanimar pelas “infidelidades pessoais e por muitas vozes que nos sugerem caminhos mais fáceis”.

Também expressa sua vontade de que “todos os jovens, tanto os que compartilham nossa fé como os que vacilam, duvidam ou não creem, possam viver esta experiência, que pode ser decisiva para a vida: a experiência do Senhor Jesus ressuscitado e vivo, e de seu amor por cada um de nós”.

Ao mesmo tempo, assegura que a Igreja conta com os jovens – “necessita de sua fé viva, sua caridade criativa e do dinamismo de sua esperança” – e destaca que a juventude “renova a Igreja, a rejuvenesce e lhe dá um novo impulso”. Por isso, acrescenta, “as JMJ são uma graça não só para vocês, mas para todo o Povo de Deus”. 

Bento XVI confessa que pensa com frequência na JMJ de Sydney, celebrada em 2008 -  “Ali vivemos uma grande festa da fé, em que o Espírito de Deus atuou com força, criando uma intensa comunhão entre os participantes, vindos de todas as partes do mundo”, recorda. E acrescenta: “aquele encontro, como os precedentes, deu frutos abundantes na vida de muitos jovens e de toda Igreja”. Por outro lado, recorda aos jovens que “a Igreja na Espanha está se preparando intensamente para acolher vocês e viver a experiência gozosa da fé”.

Bento XVI afirma que “agora, em um momento em que a Europa tem de voltar a encontrar suas raízes cristãs, temos marcado nosso encontro em Madri, com o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf. Col 2, 7).

Por fim, deseja aos jovens “que a Virgem Maria acompanhe este caminho de preparação” e que interceda para que nessa JMJ “vocês possam crescer na fé e no amor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário